Colégio Anglo-Americano | Metodologia STEAM

Metodologia STEAM

Metodologia S.T.E.A.M

Metodologia STEAM

Inspirada pelo movimento Maker, a metodologia STEAM – Science, Technology, Engineering, Arts and Math – já vêm sendo utilizada por diversas escolas, principalmente nos Estados Unidos e Reino Unido, e seu objetivo principal é incentivar a descoberta dos porquês, através de cinco etapas básicas:

1 – Investigar
2 – Descobrir
3 – Conectar
4 – Criar
5 – Refletir

Os estudantes expostos a esta metodologia se envolvem em soluções de problemas reais de forma multidisciplinar, através de atividades ligadas diretamente com a ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática, por meio de brincadeiras na Educação Infantil ou em projetos interdisciplinares com alunos de turmas mais avançadas. Os alunos aprendem a planejar, exercitam a tentativa e erro, a colaboração e a perseverança.

Na educação tradicional, quando punimos o erro, podamos a criatividade. Na metodologia STEAM, o erro não é ignorado, mas o estudante é estimulado a reconhecê-lo e utilizá-lo como aprendizado. O método tem como objetivo fazer com que as crianças se questionem, observem, investiguem e reflitam sobre suas ideias.

Esta proposta de ensino vai na contramão do modelo tradicional que a maioria das escolas oferecem hoje no mercado. Isso é possível devido à tecnologia da informação e comunicação estar cada vez mais disponível no ambiente escolar e doméstico, permitindo que cada indivíduo tenha seu tempo de aprendizado. Através de ferramentas computacionais, os professores conseguem identificar os pontos fortes e fracos de cada aluno, permitindo a personalização do ensino. O que não significa que o estudante terá que aprender sozinho, mas sim em grupos com demandas e interesses semelhantes.

Curiosidade, mobilidade e exploração são estimulados na primeira infância, através de nossos ambientes escolares, onde as crianças começam a desenvolver as habilidades das quais necessitam para as etapas posteriores da educação. Nesses ambientes educacionais desenvolvem-se também competências como autonomia, curiosidade, sociabilidade, resiliência, perseverança, entre outras, importantes para o sucesso individual e em sociedade.

Assessoria e orientação intensiva nos planejamentos habilitam nossos professores a criarem experiências baseadas no que as crianças já estão preparadas para aprender. Dentro dessa proposta, o professor aborda em aula um tema do cotidiano que desperte a curiosidade e/ou dúvidas nos alunos. Em grupos, ou individualmente, eles estudam todas as possibilidades do tema para chegar a conclusões e possíveis soluções sobre a questão proposta. Essas soluções podem ser em forma de registro gráfico, textos, vídeos, montagens concretas, entre outras.

Importante ressaltar que, durante todo o processo, o professor dá suporte aos alunos, porém, sem direcioná-los para determinado resultado. Ou seja, ele age como um observador, e permite que os alunos façam suas descobertas, através de tentativas e erros.

No programa bilíngue oferecido pelo Colégio Anglo-Americano as crianças são expostas a um ambiente de aprendizagem estimulante, e as atividades realizadas pelo corpo docente são baseadas em um currículo elaborado cuidadosamente para que possam explorar o crescimento individualizado. Para tal, nossa instituição dispõe de salas de aula setorizadas que objetivam estimular nossos alunos em um ambiente tecnológico, agradável, confortável e seguro, e de centros de aprendizagem que objetivam desenvolver as competências linguísticas de nosso corpo discente.

DCH_0050_01-min